Primeiramente é preciso ter em mente que que a ligação de um cliente é algo favorável: por um lado já existe uma intenção de compra, por outro, um ponto ou alguns pontos positivos fizeram com que o cliente optasse pela sua empresa na hora de selecionar um prestador de serviço. Uma vez tendo isso em mente é preciso garantir que o prospect finalize a chamada retirando todas as suas dúvidas e sabendo todas as vantagens que receberá se fechar com você. Para isso, siga as dicas:
1. Atenda corretamente e com tom profissional
Criar uma apresentação é importantíssima durante um atendimento. Informar o nome da empresa, o nome do atendente e seu cargo auxilia ao futuro cliente confirmar o local para o qual ligou, ter proximidade com ela através da pessoa responsável pelo atendimento e em que posição ele está para ajudá-lo. Caso exista opção de telefone celular é sempre bom ter dois aparelhos, um de uso pessoal e outro para atendimento da empresa. Dessa forma, evita utilizar a saudação profissional quando falar com amigos e um “Alô” ao atender um prospect.
2. Aprenda a escutar
Como já mencionado, ao entrar em contato com sua empresa já existe uma intenção de compra. Contudo, essa intenção está diretamente ou indiretamente relacionada a uma necessidade específica do cliente. É preciso escutar atentamente aquilo que está sendo dito ou questionado, de modo a entender exatamente aquilo que o prospect busca, mesmo que nem ele saiba bem o serviço exato que deseja. Evite interrompê-lo e sempre faça pergunta objetivas, evitando as famosas respostas “sim” e “não”. Quanto mais dados você obter, melhores serão seus argumentos de venda.
3. Analise atendimentos anteriores
É comum durante uma venda por telemarketing receptivo surgirem dúvidas em comum em todos os atendimentos, bem como as perguntas que são rotineiras do vendedor para o prospect. Criar uma lista com essas perguntas realizadas é uma ótima forma de deixar suas respostas ainda mais completas, evitando reclamações por falta de informações por parte do vendedor durante o processo de venda. Alguns exemplos são as formas de pagamento disponíveis, informações técnicas de produtos e serviços, horários de funcionamento, suporte, garantias, entre outros.
4. Tenha foco em conversão
Uma conversa com outro ser humano é sempre um desafio. Enquanto alguns buscam informações mais rápidas e precisas, outros buscam conversas longas e detalhadas, contextualizando suas necessidades para só então dizer exatamente o que busca. É preciso ter empatia e foco para sempre direcionar a conversa para benefícios na compra do produto ou serviço procurado pelo cliente. Fugir do assunto principal da conversa pode atrapalhar o processo de convencimento.
Tem dúvidas sobre como fazer telemarketing ativo ou receptivo na sua empresa? Deixa nos comentários e teremos o prazer de ajudá-lo. Mas se o seu interesse é um software para o máximo de resultados para o seu negócio, ficamos à disposição. Entre em contato conosco.
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